É verdade que as dívidas são quitadas com o falecimento da pessoa?
De maneira geral, as dívidas não são quitadas apenas com a morte do familiar. O que realmente acontece é que em alguns casos específicos, como por exemplo os de contratos de empréstimos e financiamentos já contam, na maioria das vezes com seguros para cobrir essas despesas.
➡️ Mas afinal, quem paga as dívidas da pessoa falecida? Em vias de regra não é possível herdar dívidas. Quem está obrigado a pagar as dívidas de quem já faleceu é o próprio patrimônio do falecido.
Para entender melhor há três situações possíveis:
?1) Quando o valor dos bens é superior à dívida: Para esse caso, os valores devidos pelo falecido são subtraídos do valor de seus bens. O restante fica destinado à divisão da herança.
?2) Valor do bem igual ao da dívida: Caso os valores dos bens e das dívidas sejam iguais, não haverá valor para dividir em herança. Os bens deixados serão utilizados para quitar as dívidas do falecido.
?3) Valor da dívida superior aos bens: Essa é a principal dúvida de muitas pessoas. Nos casos em que as dívidas ultrapassam o valor dos bens deixados pelo falecido, o valor do bem é utilizado para quitar o máximo possível de dívidas.
✅ Importante frisar que em nenhuma situação os herdeiros serão obrigados a pagar as dívidas do falecido com recursos próprios, independente do que for dito em contrato no qual os herdeiros possam fazer parte.
Fonte: www.jornalcontabil.com.br